Pular para o conteúdo

O que é Dinacharya?

Entenda quais são as condutas diárias que mantém corpo e mente em equilíbrio.

Dinacharya significa rotina ou prática diária. Em Ayurveda esse termo se refere ao conjunto de condutas e práticas que devem ser adotadas diariamente para a manutenção da saúde.

Ayurveda ensina que a prática consistente de certos hábitos promove vigor, disposição e auxilia a mobilização e drenagem de toxinas, esses hábitos devem ser definidos de acordo com cada indivíduo, considerando gênero, faixa etária, estilo de vida e a região onde vive.

Algumas praticas comuns da dinacharya são:

  • Despertar cedo, preferencialmente um pouco antes do nascer do sol, para se beneficiar do horário com maior concentração de prana no ambiente;
  • Praticar meditação matinal por pelo menos 15 minutos;
  • Higiene pessoal incluindo lavagem do rosto, nariz, bochecho com substâncias amargas e adstringentes;
  • Eliminação de excretas (evacuar e urinar) antes da primeira refeição do dia;
  • Oleação do corpo – Aplicação de óleo vegetal puro ou medicado nas narinas, na cabeça e no corpo;
  • Praticar o Surya Namaskar (saudação ao sol), para ativar os nadis, canais circulatórios do corpo por onde fluem nutrientes e toxinas, promover alongamento, força e aquecimento do corpo;
  • Banho com água fresca;
  • Desjejum com água morna, pura ou medicada;
  • Primeira refeição do dia por volta das 9h da manhã;
  • Almoço entre 12h e 14h;
  • Jantar antes do por-do-sol;
  • Encerramento das atividades do dia próximo ao por-do-sol;
  • Massagem nos pés com óleo vegetal morno.

Dinacharya e os três doshas

A Dinacharya também está associado aos doshas – Vata, Pitta e Kapha – e os elementos da natureza mais prevalentes em cada período do dia. 

Das 6h às 10h – Predominância de Kapha 

A energia de kapha tem qualidades associadas a àgua e terra. Nesse período do dia o seu corpo pode ainda estar sonolento e pesado, com mais retenção de água e congestão.  Por isso é importante exercício, meditação e alimentos adequados para fazer com que a energia de kapha deixe de ser entorpecida e sim ser manifestada como firmeza e calma. 

das 10h às 14h – Predominância de Pitta

A energia de pitta tem qualidades associadas ao fogo e à água.  Nesse período do dia, tanto a mente como a digestão estão a pleno vapor.  Por isso, é um bom momento para o trabalho mais árduo, assim como a sua maior refeição do dia – o almoço.  Seu fogo digestivo queima com mais intensidade durante esse período. Você não deve fazer exercícios nesse período porque seu corpo já está acordado e seu fluxo sanguíneo deve estar focado na digestão dos alimentos.  A energia de pitta também pode deixar as pessoas mais irritadas, o que vale um cuidado para não deixar a energia de fogo subir demasiado.

das 14h às 18h – Predominância de Vata  

A energia de vata tem qualidades associadas ao ar e ao éter.  Nesse período do dia a mente pode estar mais rápida mas também pode haver mais distração e ansiedade.  É possível também que o corpo fique desidratado.  É importante o exercício e a alimentação apropriada de manhã e no almoço para estruturar o seu corpo para que nesse período mais leve não seja tão difícil se concentrar.   Mantenha hidratado e minimize as distrações. 

Das 18h às 22h – Predominância de Kapha 

Nesse período que volta a energia de kapha, quando acontece o pôr do sol, o corpo já vai se preparando para dormir.  O período do pôr do sol é um bom momento para meditar.  E a mente, apesar de estar mais estável, não deve ser sobrecarregada com trabalho para auxiliar o sono.  A digestão já vai desacelerando e por isso a alimentação deve ser leve.     É importante desligar as telas e fazer atividades mais relaxantes para que se possa dormir com facilidade no final deste período.  

Das 22h às 2h – Predominância de Pitta

O período noturno de pitta é quando acontece o sono mais profundo e restaurativo, incluindo diversos processos internos importantes para o funcionamento do corpo no dia seguinte.   Por isso é importante ir dormir no início deste período e não ficar acordado surfando na onda pitta.    

Das 2h às 6h – Predominância de Vata

Neste período o sono fica mais leve, com mais sonhos.  É novamente um período de reflexos rápidos e pensamentos ágil.  É mais fácil acordar no período vata que mais tarde no período kapha.  Se levanta mais rapidamente e com a cabeça leve.

    COMENTÁRIOS

    1. Adorei as dicas do Dinacharya! Parabéns pela ação educativa indiana.
      Você tem algum videos ou livros para indicar as fontes ou referências de estudo?

      1. Que bom que gostou Pedro! Muito feliz em saber. Você pode ler mais no site ayurvedasimples.com.br, por lá posto vários artigos, conteúdo em vídeo posto no instagram @ayurvedasimples

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    LISTA DE ESPERA Vamos te avisar assim que o produto estiver disponível em estoque.
    ×