Pular para o conteúdo

6 Fatos importantes sobre a pele, de acordo com a perspectiva ayurvédica

    Você sabia que a pele reflete o modo como nos relacionamos como o mundo exterior?

    1 Nosso corpo é auto limpante, contém uma camada bacteriana responsável por essa limpeza e pela proteção da pele, o uso excessivo de sabão (especialmente os mais abrasivos) remove essa camada e altera o ph, te deixando suscetível a infecções e alergias. Para garantir o equilíbrio do PH e consequentemente a boa saúde da sua pele opte por versões naturais e mais suaves, à base de glicerina vegetal, óleos essenciais e vegetais, extratos botânicos, argila e de preferência sem sulfatos e lauril. Em breve teremos aqui no Botica uma linha bem bacana de sabonetes naturais com ativos ayurvédicos.

    2 O que nutre realmente a pele são os óleos vegetais (gergelim, girassol, coco, jojoba, semente de uva, etc), a frequência de oleação e o tipo de óleo varia de pessoa pra pessoa e conforme a época do ano, nas pelo menos 2x por semana é o indicado para manter a pele em equilíbrio. Temos várias opções de óleos vegetais, puros e medicados que você pode incluir em sua rotina de autocuidado. Se precisar de ajuda para escolher o seu é só enviar uma mensagem no whatsapp (clique aqui) ou comentar aqui nesse post, terei prazer em te orientar e auxiliar na escolha.

    VEJA A LINHA COMPLETA AQUI

    3 A digestão acontece não só no estômago, mas nos 5 sentidos, incluindo o tato, por isso cuidar do que aplicamos na pele é tão importante quanto cuidar do que comemos, o uso de cosméticos sintéticos causa intoxicação e desequilíbrios no corpo.

    VEJA A LINHA COMPLETA AQUI

    4 A hidratação da sua pele é um reflexo da hidratação do seu corpo, se ela está seca é pq você precisa se nutrir melhor, experimente: beber mais água morna ao longo do dia, ingerir mais alimentos untuosos e cozidos e reduzir o consumo de álcool e bebidas geladas. Simplesmente aumentar a quantidade de água no dia pode não resolver – ou até piorar o quadro, porque a hidratação do corpo depende também de sua untuosidade, então certifique-se de incluir boas fontes de gordura na sua alimentação.

    5 Alergias na pele são sinais de intoxicação e inflamação, então não basta aplicar cremes ou pomadas, é preciso investigar e tratar a causa interna.

    6 Tudo em nosso corpo é reflexo de nossas emoções e a pele reflete o modo como nos relacionamos com o o outro, nossa conexão com o mundo externo. Reflita sobre como anda sua relação com o mundo e você entenderá muito sobre sua pele.


    Você já conhecia esses fatos? Como anda seu relacionamento com a sua pele? Me conta aqui nos comentários e compartilha com aquela sua amiga que ama skincare e precisa saber de tudo isso.

    Fica bem!

    COMENTÁRIOS

    1. Adorei seu conteudo, mas nao consigo identificar minha necessidade, vata, pitta ou kafa… como posso identificar para fazer a melhor escolha

      1. Olá, Claudia! Que bom que gostou, fico feliz em saber!
        Identificar os atributos da própria pele pode ser um desafio mesmo, o primeiro ponto é não se apegar ao conceito de dosha de uma forma estática, pois a própria palavra já significa desequilíbrio, dinamismo, ou seja, nossa pele (e nosso corpo como um todo) não permanece do mesmo jeito o tempo todo, ela muda conforme nossa rotina e ambiente. As características de sua essência se mantém, como por exemplo se você tem uma pele naturalmente seca ela não se tornará oleosa da noite pro dia, mas pode apresentar um pouco de oleosidade em uma época específica do ano ou do seu período menstrual ou se você estiver sob estresse. Então o que você precisa fazer é observar atentamente e adaptar sua rotina de cuidados a cada época, com mais peso e nutrição no inverno e mais leveza e frescor no verão por exemplo. Se precisar de ajuda para identificar o estado atual da sua pele me chame no Whats, será um prazer te orientar.

    2. Tenho 60 anos, gosto muito de praticar atividades ao ar livre e, apesar de passar protetor solar, apareceram algumas (poucas e quase imperceptíveis) manchas no rosto. Comprei o óleo vegetal de romã da Botica, que é recomendado para tratar de sinais e manchas. Você recomendaria acrescentar algum óleo essencial para torná-lo mais eficaz?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    LISTA DE ESPERA Vamos te avisar assim que o produto estiver disponível em estoque.
    ×